Os resultados das eleições e os cenários para o 2º turno – Aula conjunta

Os professores Alexandre Uehara, Denilde Holzhacker, Gunther Rudzit e Jorge Vieira reuniram, no dia 8/10, as turmas dos 7º e 8º semestres do curso de Relações Internacionais para discutir os principais resultados eleitorais do 1º turno e as perspectivas do 2º turno. A proposta foi a apresentação de um debate de professores com diferentes visões e perspectivas analíticas.

Professor Jorge Vieira dialogando com os estudantes dos 7º e 8º semestres de RI.

A Professora Denilde fez uma apresentação do mapa eleitoral da eleição presidencial e a configuração na Câmara dos Deputados e Senado Federal. A professora Denilde também apontou as expectativas para o 2º turno da eleição presidencial e as alianças . O professor Jorge Viera apontou as expectativas do mercado financeiro e  as visões dos investidores estrangeiros sobre as eleições brasileiras. O Prof. Alexandre falou sobre a importância da participação política dos jovens para o fortalecimento das instituições democráticas.

Os estudantes tiveram a oportunidade de perguntar sobre as perspectivas econômicas e das relações internacionais no próximo governo. A questão da governabilidade e a relação entre executivo e legislativo também foram debatidas entre estudantes e professores.