Painel WW – 21/09/2018 – O Brasil nas eleições e a Democracia

Resultado de uma parceria ente ESPM, o CIEE e o Painel | WW, os alunos de Relações Internacionais da EPSM participaram no dia 21/09/2018 pela primeira vez da gravação do programa, que teve como tema: O Brasil nas eleições e democracia. Tendo como debatedores Ricardo Noblat, Ricardo Sennes e Mario Brockman Machado. Excelente conversa que enriqueceu a formação dos nossos alunos, que também puderam contribuir para o debate levantando importantes questionamentos aos participantes.

Vale assistir ao programa.

“O Brasil nas eleições e a Democracia:
William Waack discute um dos principais
dilemas que afligem os brasileiros.
O atentado contra o candidato Jair Bolsonaro acendeu uma luz amarela na campanha eleitoral: até que ponto a democracia brasileira, conquistada com muita luta, está em risco?

Enquanto as eleições seguem surpreendendo o mundo – caso da Suécia, que viu crescer a direita e ameaçar o predomínio histórico da centro-esquerda – o Brasil navega no clássico dilema “Direita – Esquerda”. O candidato mais conservador segue na liderança, seguido por quatro candidatos empatados. Para milhões de eleitores, a pergunta é: onde está o direito de me expressar? O tema é recorrente para qualquer cidadão/cidadã: quem vai devolver a tranquilidade para a democracia brasileira que já promoveu dois Impeachments pós-redemocratização?

Em um cenário polarizado, a chamada Esquerda trafega entre o candidato indicado por Lula e dois ex aliados, o Centro tenta olhar em 180º e a Direita joga suas fichas em um militar da reserva. Já o Exército tenta assistir a tudo de longe. Quem poderá pacificar o debate depois das eleições?

Confirmados:

MARIO MACHADO
Cientista político, professor titular e fundador do curso de Direito da FGV-RJ.

RICARDO NOBLAT
Jornalista, titular do Blog do Noblat e colunista da revista Veja.

RICARDO SENNES
Economista, cientista político e diretor da consultoria Prospectiva.

Na plateia, universitários selecionados pelo CIE-E, o Centro de Integração Empresa-Escola, para interagir com Waack e os convidados.”