The United States and the Wider Atlantic

O curso de Relações Internacionais, com o apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo e do Centro Brasileiro de Estudos & Negócios Internacionais (CBENI/ESPM), promoveu, no dia 30/11, a palestra “The United States and the Wider Atlantic” com Dr. Ian Lesser. O evento contou também com a presença da Adida Cultural, Madelina M. Youg-Smith, e Cezar Borsa, assessor de Assuntos Culturais do Consulado Geral dos Estados Unidos.

Dr. Ian O. Lesser

O Dr. Ian Lesser é  vice-presidente de Política Externa do The German Marshall Fund of the United States (GMF) e diretor executivo do Transatlantic Center no escritório do GMG em Bruxelas. Dr. Lesser participou de estudos sobre políticas públicas no Woodrow Wilson International Center e foi vice-presidente e diretor do Pacific Council on International Policy. Por mais de uma década atuou como analista e pesquisador nas áreas de estratégia do Pacific Council da RAND. Entre 1994-1995, Dr. Lesser foi membro do Secretary´s Policy Planning Staff no U.S. Department of State, sendo responsável por Turquia, Europa Mediterrânea, Norte da África e acompanhamento das negociações multilaterais e processo de paz no Oriente Médio.

Na sua palestra para estudantes do curso de relações internacionais, professores e convidados externos, Dr. Lesser iniciou sua apresentação explicando a missão e atuação do The German Marshall Fund of the United States (GMF) como um think thank voltado para as relações transatlânticas e debates sobre a agenda internacional. Sobre o tema da palestra “The United States and the Wider Atlantic”, Dr. Ian apresentou sua visão sobre a atual conjuntura geopolítica e os desafios para a ordem internacional.

Após sua apresentação, Dr. Ian respondeu as mais diversas perguntas da audiência desde as perspectivas da aproximação entre Estados Unidos e Brasil, como também as implicações das disputas entre Estados Unidos e China e seus efeitos para o comércio internacional e também sobre a participação dos jovens nos debates e temas da geopolítica internacional.

Conheça também...