Falta clareza na estratégia comercial do governo federal para o longo prazo

Denilde Holzhacker, professora no curso de Relações Internacionais ESPM, participa de matéria sobre estratégia comercial do governo federal no jornal DCI-COMÉRCIO INDÚSTRIA & SERVIÇOS/SÃO PAULO | GERAL
Data Veiculação: 18/03/2019 às 03h00

“Assim como com os EUA, a professora de relações internacionais da ESPM, Denilde Holzhacker, vê na viagem do governo ao Chile um movimento de alinhamento ideológico que, neste, caso, trata-se de uma aproximação com fortes economias liberais.

De outro lado, a professora destaca que o fortalecimento das relações com o Chile é importante para a inserção comercial do Brasil com a Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru). Além disso, Holzhacker diz que o Chile é um mercado potencial de ampliação de exportação de bens industriais.

Depois de um discurso de campanha eleitoral bastante avesso à presença econômica chinesa no Brasil, Bolsonaro confirmou que viajará ao país. Para a professora da ESPM, essa decisão vem na esteira da pressão da bancada ruralista do Congresso, que é base de apoio do governo. Além de ser o principal comprador do Brasil, a China é um importante investidor para os programas de concessões e privatizações.”

Clique aqui e confira reportagem completa.

Conheça também...