No episódio #1424 do podcast O Assunto, apresentado por Natuza Nery, o professor Gunther Rudzit, especialista em defesa e segurança nacional e professor de Relações Internacionais da ESPM, analisa o atual cenário de rearmamento global e suas implicações para a segurança internacional.
A entrevista foi motivada pela recente declaração de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, sobre o aumento maciço dos gastos militares na Europa após o presidente dos EUA, Donald Trump, retirar o apoio à Ucrânia e cobrar que os europeus arquem com seus próprios custos de defesa. Como resposta, a União Europeia aprovou um ambicioso plano de € 800 bilhões (aproximadamente R$ 5 trilhões) em investimentos em defesa.
🔎 Destaques da entrevista:
✅ A pressão dos EUA sobre a Europa para fortalecer seu poderio militar;
✅ As consequências de um mundo cada vez mais armado;
✅ A possibilidade de uma nova guerra generalizada;
✅ O impacto desse cenário sobre países que orbitam grandes potências — incluindo o Brasil;
✅ O papel da França e de Macron na criação de um escudo nuclear europeu.
💡 Gunther Rudzit define esse momento como o início de uma “terceira era nuclear”, marcada por alianças estratégicas frágeis e um crescente protagonismo militar da Europa para reduzir sua dependência dos EUA.
🎧 Não perca essa análise sobre os desdobramentos da geopolítica global!
👉 O episódio está disponível nas principais plataformas de streaming: Spotify, GloboPlay, Apple Podcasts, Deezer, Amazon Music e no site: https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2025/03/12/o-assunto-1424-corrida-armamentista-a-nova-era-nuclear.ghtml