Mercado de Capitais e Relações com Investidores

APRESENTAÇÃO

O conceito de Diplomacia Corporativa vem ganhando importância nos últimos anos dada a crescente complexidade tanto das estruturas corporativas como dos mercados financeiros.
Nesse sentido, o curso de graduação em Relações Internacionais da ESPM reafirma sua proximidade com as áreas de negócios ao oferecer a Minor em Mercado de Capitais e Relações com Investidores.
Nas três disciplinas oferecidas, introduz-se o aluno no universo dos profissionais de Relações com Investidores, com o objetivo de torná-lo capaz de integrar os componentes estratégicos, financeiros, mercadológicos e operacionais de uma empresa, para a efetiva comunicação de seus resultados e planos junto a investidores e demais públicos de interesse, sempre levando em conta o Brasil como um ambiente político, econômico e sócio-cultural complexo, onde a empresa desenvolve suas atividades.

PROPOSTAESTRUTURA

Tópicos que são tratados na Minor

• Identificação e compreensão dos vários drivers estratégico-financeiros internos à corporação, dentre eles: plano de negócios, indicadores de performance, estrutura de capital, governança corporativa.
  • Compreensão do Brasil como ambiente complexo de negócios, em suas vertente sócio-cultural, política e econômica. Da correta interpretação do ambiente de negócios depende o sucesso corporativo.
  • Definição do universo de trabalho de um profissional de Relações com Investidores: enquadramento e abordagem de temas específicos envolvendo o relacionamento com investidores; discussão de diferentes estratégias, riscos, benefícios, dados e informações financeiras de forma clara, direta e transparente; compreensão dos mecanismos organizacionais de uma empresa e agir de tal forma a evitar conflitos de interesse/conflito agente-principal, e a preservar os interesses dos investidores.
  • Preparação de apresentação a investidores, nos moldes de uma apresentação real, de modo sucinto, direto e que crie o engajamento de diferentes audiências.

DIFERENCIAIS

• Abordagem hands-on do universo de Relações com Investidores.
  • Ênfase dupla e equilibrada entre aspectos internos e externos à corporação.
  • Estudo aprofundado do Brasil como ambiente/cenário onde se desenvolvem negócios.
  • Aplicação de técnicas de preparação de documentos baseados em dados oficiais e apresentá-los a investidores reais.
  • Participação de agentes do mercado financeiro para criticar, avaliar e construir a forma como os alunos abordam o problema e propõem soluções.
Minor Relações com Investidores

Apresentação de divulgação – Minor relações com investidores – Relações Internacionais ESPM

1ª Semana Nacional do Design ESPM 2020

Evento online, aberto a todos os estudantes de graduação Nacional, egressos, professores, ensino médio (escolas parceiras) e interessados em geral. Nos três dias de