Apresentação dos trabalhos de Relações Internacionais no 7º SEMIC

Durante o 7º SEMIC (Seminário de Iniciação Científica ESPM), realizado no dia 25 de outubro, contou com apresentação de estudos desenvolvidos por estudantes do curso de relações internacionais. A estudante Estela Mayra Teles dos Santos apresentou o tema “Cooperação técnica entre o Brasil e as organizações internacionais: educação e desenvolvimento nacional”. Sob a orientação da prof. Dra. Denilde Holzhacker, a estudante pesquisou os principais projetos de cooperação na área de educação básica entre o Governo brasileiro e o Banco Mundial durante os governos Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva.

Estela Mayra Teles, Gabriel Ribeiro Machado, e Thomas Grossmann Werneck de Oliveira

A pesquisa de Gabriel Ribeiro Machado, realizada sob a orientação do Prof. Dr. Raphael Almeida Videira, tratou do “Sistema de vouchers educacionais: estudo de caso do Chile e da Suécia”. O trabalho apresenta como os dois países implementaram o sistema de vouchers e seus impactos para os resultados do desempenho nos exames internacionais de avaliação da qualidade da educação, como o PISA.

O trabalho apresentado por Thomas Grossmann Werneck de Oliveira focou na “Nova era do terrorismo: os casos da Al-Qaeda e do Estado Islâmico”, sendo orientado pelo Prof. Dr. Geraldo Adriano Godoy de Campos e co-orientado pela Prof. Dra. Denilde Holzhacker. Thomas investiga as novas formas de organização dos grupos terroristas e as diferenças nas estratégias de comunicação.

Os estudantes fazem parte do programa de Iniciação Científica da ESPM e, sob a orientação dos professores, realizaram suas pesquisas por um ano.