Os alunos do 2º semestre do curso de Relações Internacionais participaram de uma aula externa, no Museu do Imigrante, como parte da atividade interdisciplinar do semestre. Essa é a primeira interação com o tema e possui como objetivo a introdução de conceitos e problemáticas ao utilizar a experiência brasileira como ponto de partida.
A atividade interdisciplinar busca discutir, ao longo do semestre, a crise migratória européia através da transdisciplinaridade das disciplinas de História das Relações Internacionais Contemporâneas, Country Studies – Europa e Macroeconomia.
Os métodos de aprendizagem ativa têm sido uma alternativa altamente positiva no ensino das Relações Internacionais, em conjunto com as aulas expositivas tradicionais, ao buscarmos que o aluno encontre o conhecimento através do envolvimento pessoal ou experiência sensorial e colaboração entre docente e discente.
Dentro de um cronograma, os estudantes foram apresentados à ideia geral do trabalho interdisciplinar, realizaram uma visita guiada ao Museu do Imigrante em São Paulo, os professores envolvidos apresentaram informações e dados sobre o tema e também um roteiro de perguntas que deveriam ser pesquisadas e respondidas com relação ao seu país de estudo – já designado na disciplina de Country Studies.
A partir deste roteiro, eles devem produzir um vídeo analisando e interligando os aspectos históricos, políticos e econômicos daquele país no que tange a crise migratória europeia e este roteiro de pesquisa também deveria ter uma entrega escrita.