Aula externa do curso de RI

Os alunos do 2º semestre do curso de Relações Internacionais participaram de uma aula externa, no Museu do Imigrante, como parte da atividade interdisciplinar do semestre. Essa é a primeira interação com o tema e possui como objetivo a introdução de conceitos e problemáticas ao utilizar a experiência brasileira como ponto de partida.

2º Semestre de RI em frente ao Museu da Imigração

A atividade interdisciplinar busca discutir, ao longo do semestre, a crise migratória européia através da transdisciplinaridade das disciplinas de História das Relações Internacionais Contemporâneas, Country Studies – Europa e Macroeconomia.

Os métodos de aprendizagem ativa têm sido uma alternativa altamente positiva no ensino das Relações Internacionais, em conjunto com as aulas expositivas tradicionais, ao buscarmos que o aluno encontre o conhecimento através do envolvimento pessoal ou experiência sensorial e colaboração entre docente e discente.

Dentro de um cronograma, os estudantes foram apresentados à ideia geral do trabalho interdisciplinar, realizaram uma visita guiada ao Museu do Imigrante em São Paulo, os professores envolvidos apresentaram informações e dados sobre o tema e também um roteiro de perguntas que deveriam ser pesquisadas e respondidas com relação ao seu país de estudo – já designado na disciplina de Country Studies.

A partir deste roteiro, eles devem produzir um vídeo analisando e interligando os aspectos históricos, políticos e econômicos daquele país no que tange a crise migratória europeia e este roteiro de pesquisa também deveria ter uma entrega escrita.