O papel dos profissionais de relações internacionais na gestão de crise e reputação

Os alunos do 7º semestre de relações internacionais tiveram, no dia 17 de setembro, workshop sobre comunicação e gestão de crise com três experientes profissionais, Andrea Pontes (Diretora Executiva da Agência Golin), Edison Oliveira (ex-coordenador de Gestão de Crise do MacDonalds e atualmente consultor de Gestão de crise e Segurança) e Margareth Boarini (jornalista e consultora em comunicação corporativa).

Andrea Pontes (à direita), Edison Oliveira (primeiro à esquerda), Margareth Boarini (segunda à esquerda)

A Margareth Boarini apresentou sobre o contexto atual da comunicação e com a gestão de reputação é um instrumento importante não apenas para instituições, como também indivíduos. Ela mostrou os principais avanços nas pesquisas científicas na área de comunicação corporativa e os novos desafios para as empresas.
Andrea Pontes também abordou os principais passos para ação em momentos de crise e debate com os estudantes casos que mostram situações bem sucedidas no processo de gestão de crise. A seguir Edison Oliveira contou como foi sua experiência na construção de um comitê de crise e o processo de gestão das empresas em que atuou em sua carreira.
Os alunos também tiveram a oportunidade de exercitar o processo de gestão de crise a partir de um caso apresentado na aula. Os estudantes criaram um comitê de crise e decidiram a estratégia de atuação, além de também treinarem as habilidades de comunicação com a simulação de entrevistas no laboratório de rádio.
Esta é uma atividade oferecida no âmbito da minor de relações institucionais e governamentais (RIG) voltada para o treinamento do módulo estratégia de comunicação e gestão de crise e conta com o apoio técnico do Laboratório de Rádio da ESPM.