Estudantes do 1º semestre de RI visitam Natura (2018-2)

Os estudantes do primeiro semestre do curso de Relações Internacionais visitaram as instalações da Natura, empresa brasileira do setor de cosméticos, perfumaria e produtos de higiene pessoal. Lá, puderam conhecer a história da empresa, sua cultura e seus valores, bem como seu projeto de inovação e sustentabilidade.

1º Semestre de RI palestra Natura

Ao caminhar pelos corredores de visitação, os estudantes puderam contemplar como as instalações das fábricas, projetadas por Roberto Loeb, traduzem os valores e a cultura de sustentabilidade e integração com a natureza.

Outro valor importante da organização, o relacionamento, foi se intensificando ao longo do tempo e influenciando a escolha dos canais de venda. Hoje, além da

1º Semestre de RI palestra Natura

s consultoras, a marca aposta também em vendas por internet e algumas lojas físicas.

O foco em inovação e sustentabilidade, alavancado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, é notado, também, no processo de logística: pesquisas em desenvolvimento de embalagens com menos plástico, da linha Sou, permitem o transporte de mais unidades de produto por carregamento, reduzindo custos.

Despertou especial interesse dos estudantes o processo de internacionalização comercial (com lojas em diversos países da América Latina, Estados Unidos e França) e produtiva (fábricas na Argentina, Colômbia e México) dos produtos Natura. Ambos processos fazem parte do processo de decisão do diplomata corporativo, o qual deve analisar elementos como: (1) possíveis adaptações culturais (tanto para produtos e canais de distribuição quanto para processo produtivo); (2) melhores formas para desenvolvimento da internacionalização; (3) relações com organizações locais para redução de risco. Todos esses elementos são trabalhados ao longo do curso de Relações Internacionais ESPM.

Conheça também...