Artigo analisa os desafios do BRICS ampliado sob liderança brasileira: Professores da ESPM publicam no Boletim Lua Nova

No contexto da 17ª Cúpula dos BRICS, que ocorre no Brasil em 2025, os professores do curso de Relações Internacionais da ESPM Natalia Fingermann e Roberto Georg Uebel publicaram o artigo intitulado “Da Expansão à Dispersão: o BRICS e os limites da ação conjunta” no Boletim Lua Nova, um dos veículos de análise política mais respeitados do país, vinculado à USP.

A publicação integra uma série especial sobre o BRICS organizada em parceria com o Instituto de Relações Internacionais da UnB, e oferece uma leitura crítica sobre os principais obstáculos enfrentados pelo bloco multilateral no atual cenário internacional.

No texto, os autores problematizam o papel do Brasil como presidente rotativo do BRICS em meio a um ambiente de fragmentação do multilateralismo, destacando três principais fatores de limitação para a ação conjunta:
🔹 As rivalidades históricas entre os membros, como China e Índia ou Irã e Emirados Árabes Unidos;
🔹 A participação direta dos países-membros em conflitos regionais de alta complexidade geopolítica, como Ucrânia, Gaza e Caxemira;
🔹 O frágil nível de institucionalidade do bloco, que dificulta respostas coordenadas e robustas diante dos desafios globais.

Apesar da ampliação recente do grupo – que hoje reúne 11 países e responde por 46% da população mundial e mais de 40% do PIB em PPC – Fingermann e Uebel apontam que a coesão política não acompanha esse crescimento econômico, e que o Brasil enfrenta dificuldades em construir consensos multilaterais duradouros.

O artigo também faz um resgate histórico da política externa brasileira desde os anos 2000, relacionando o atual contexto com o protagonismo do país no Fórum IBAS e nas primeiras cúpulas do BRIC, reforçando o contraste entre o passado articulador e os desafios atuais.

📄 Para ler o artigo completo, acesse o site do Boletim Lua Nova: https://boletimluanova.org/da-expansao-a-dispersao-o-brics-e-os-limites-da-acao-conjunta/

Conheça também...