ESPM no Japão: alunos de RI participam do SEED Program 2024 com foco em diplomacia corporativa e empreendedorismo social

Entre os dias 1º e 13 de dezembro de 2024, estudantes do curso de Relações Internacionais e Ciências Sociais da ESPM representaram o Brasil na terceira edição do SEED (Social Entrepreneurship Empowerment Development) Program, realizado no Japão. O programa reuniu jovens líderes de diversos países para desenvolver projetos de internacionalização e impacto social nos setores têxtil, de joias, saquê e vinhos.
A equipe da ESPM — formada por Henri Tahara, Henrique Kahee Tsumura, Marina Melo Pecci, Eduardo Viel e o professor Marcelo Zorovich — apresentou soluções inovadoras em parceria com estudantes da Argentina, Colômbia e Japão, com destaque para a integração entre tradição local e estratégias globais de mercado.
O programa foi dividido entre as cidades de Yamanashi e Tóquio. Em Yamanashi, os estudantes realizaram visitas técnicas a produtores locais, interagiram com autoridades como o governador da província e apresentaram seus projetos em pitch público transmitido pela emissora NHK. Já em Tóquio, participaram de encontros na Embaixada do Brasil, nos ministérios de Relações Exteriores (MOFA)Economia, Comércio e Indústria, além de instituições como a JICA e as universidades Meiji e Tsukuba.
Além do desenvolvimento de competências em negócios internacionais e diplomacia corporativa, o programa proporcionou uma experiência imersiva em cultura japonesa e cooperação internacional, conforme destacou o professor Zorovich:
“O programa proporcionou uma rica vivência sobre aspectos sociais, culturais e econômicos do Japão, além de integrar especificidades do empreendedorismo social com negócios internacionais e diplomacia corporativa.”
O SEED Program é organizado pela associação GOROM, em parceria com universidades do Japão, Colômbia, Argentina e Brasil. Para saber mais, acesse as redes da ESPM RI e acompanhe os bastidores dessa experiência transformadora.

Conheça também...